Razões saudáveis para comer chocolate

Razões saudáveis para comer chocolate

Se sonhaste em comer chocolate todos os dias, agora tens uma desculpa – ou oito.

Estudos científicos têm mostrado que o chocolate escuro — desculpe, leite e chocolate branco não contam — é rico em antioxidantes e embalado com nutrientes, tornando este agridoce tratar um Superfood favorito.

O chocolate negro contém fitonutrientes chamados flavonoides, que são produtos químicos vegetais que atuam como antioxidantes e podem desempenhar um papel na prevenção do câncer, saúde cardíaca e perda de peso, observou um artigo publicado em dezembro de 2016 no Journal of Nutritional Science. A planta de cacau que o chocolate é derivado também contém um composto chamado teobromina, que Toby Amidor, RD, um autor de livro de culinária e especialista em nutrição para a rede de alimentos, diz que pode ajudar a reduzir a inflamação e, potencialmente, a pressão arterial mais baixa.

“O cacau está repleto de vários antioxidantes – na verdade mais do que chá verde ou vinho tinto”, diz ela. “Quanto mais escuro você vai, mais antioxidantes você vai ter, mas precisa haver um equilíbrio entre comer chocolate escuro palatável e obter os benefícios para a saúde.”

Sua melhor aposta é escolher um bar com 70 por cento de cacau ou mais, de acordo com a Harvard T. H. Chan Escola de Saúde Pública; bares com porcentagens mais baixas de cacau têm mais açúcar adicionado e gorduras insalubres. Mesmo que o chocolate escuro de qualidade é uma escolha melhor do que o chocolate de leite, ele ainda é chocolate, o que significa que é alta em calorias e gordura saturada. Para evitar o aumento de peso, Amidor recomenda comer não mais de 1 onça de chocolate escuro por dia. Agora, vejam o que esta guloseima oferece.

Um dos maiores benefícios que os pesquisadores tout é o papel que o chocolate escuro pode desempenhar na melhoria da saúde do coração. Uma meta-análise de oito estudos sobre a relação entre o consumo de chocolate e doenças cardiovasculares, publicada em julho de 2015 no Jornal Heart, descobriu que as pessoas que comiam mais chocolate por dia tinham um menor risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral.

Uma série de estudos observacionais também mostraram que o chocolate escuro em uma base regular pode reduzir o risco de doença cardíaca. Por exemplo, um estudo anterior publicado na revista Clinical Nutrition descobriu que as pessoas que comiam chocolate escuro mais de cinco vezes por semana reduziam o risco de doenças cardíacas em 57%.

Pesquisadores sugerem que são os flavonoides no chocolate negro que mantêm a saúde cardíaca, por um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition. Estes produtos químicos ajudam a produzir óxido nítrico, o que faz com que os vasos sanguíneos relaxem e a pressão arterial baixe, observou uma revisão publicada em Março de 2017 no American Journal of Physiology: Cell Physiology.

Como muitos destes estudos são observacionais, os resultados podem ser distorcidos por pessoas que não relatam a ingestão de chocolate. Os estudos também são limitados na medida em que não podem estabelecer diretamente causa e efeito. Mais estudo é necessário para determinar a quantidade exata e tipos de chocolate rico em flavonoides que ajudaria a diminuir o risco de acidente vascular cerebral.

Não, Não é a tua imaginação. os estudos mostram que consumir altas concentrações de chocolate negro pode beneficiar o teu cérebro. Joy DuBost, PhD, RD, um porta-voz de nutrição e proprietário de Dubost Food & Nutrition Solutions, diz que a pesquisa mostrou que o chocolate estimula a atividade neural em áreas do cérebro associadas com prazer e recompensa, o que, por sua vez, diminui o estresse e melhora o seu humor.

De oito estudos sobre chocolate e humor, cinco mostraram melhorias no humor, e três mostraram “evidência clara de aprimoramento cognitivo”, de acordo com uma revisão sistemática publicada na revista Nutrition Reviews. Outras pesquisas apresentadas na reunião de Biologia Experimental de 2018 descobriram que comer 48 gramas (g) de chocolate orgânico com 70 por cento de cacau aumentou a neuroplasticidade no cérebro, o que poderia ter efeitos positivos na memória, cognição e humor.

Melhorias na saúde cerebral podem ser devidas aos altos níveis de flavonoides no chocolate escuro, que pesquisas, como um estudo publicado em abril de 2018 no jornal FASEB, descobriram ter acumulado em regiões do cérebro responsáveis pela aprendizagem e memória.

Enquanto algumas pesquisas, incluindo um estudo publicado em Maio de 2017 na revista Frontiers in Nutrição, indicou que pode haver uma ligação entre o chocolate e o cérebro, estudos com maior tamanho de amostra necessário para ser realizado, e mais pesquisas são necessárias para investigar os mecanismos envolvidos. E antes de se esgotar e armazenar em barras de chocolate, tenha em mente a maioria dos estudos experimentados com quantidades muito mais elevadas de chocolate do que a dose diária recomendada (1,5 onças no máximo).

Fonte: https://amochocolate.net/